Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de abril de 2010

HISTÓRIA DA TROPA SÊNIOR APORÉ

As tropas sêniores do 6° DF são nomes de rios que banham a região em que estamos portanto foi dada para as tropas sêniores os nomes de Aporé e Corumbá.

Com a baixa participação dos jovens no ramo sênior decidiram que era melhor fechar uma tropa é só deixaram a Tropa Aporé aberta.

''O Rio Aporé é um rio brasileiro que banha os estados de Goiás e de Mato Grosso do Sul. Ele faz a divisa natural entre estes dois estados. A principal cidade em sua margem é a cidade sul mato grossense de Cassilândia. Em toda sua extensão possui grande numero de cachoeiras e corredeiras, que são propícias a esportes de aventura como o rafting e o boiacross, esporte comum na região.'' wikipédia

Hoje a Tropa Aporé é constituida por 4 patrulhas: Kayapó, Xavante, Tamoio e Tupi e por 30 sêniores e guias.


GRITO DA GUIAS - 6° DF

BUMERANGUE, BUMERANGUE!!! BU BU BU
TXUMERANGUE, TXUMERANGUE!!! TXU TXU TXU
BUMERANGUE, TXUMERANGUE!!! BIS BUS BÁS
GUIAS CAIO MARTINS!!!
RAÇA, RAÇA,RAÇA!!!

GRITO DOS SENIORES - 6° DF

URTE CABALEURTE CABUM-BUM-BUM


GRITO DO RAMO SÊNIOR DO 6º DF

SOMOS AMIGOS, SEM MEDO E TEMOR,
SOMOS GUERREIROS, SEM MEDO DE LUTAR,
DAREMOS NOSSO SANGUE PRA VITÓRIA ALCANÇAR!!!
SÊNIOR CAIO MARTINS!!!!
GARRA, CORAGEM E UNIÃO!!!
RAMO: SÊNIOR
VENENO: GRENÁ
VENENO:GRENÁ
VENENO:GRENÁ

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estágio Probatório

Estágio Probatório


(atualizado para ingressantes a partir de 2005)

Definição:

Processo de avaliação do desempenho de servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em relação à sua aptidão e capacidade para o cargo ocupado considerando o contexto ambiental, identificando aspectos positivos, dificuldades encontradas e alternativas de solução. Desenvolve-se ao longo de 3 (três) anos, a partir da entrada do servidor em exercício.



Informações Gerais:

1. Durante o período de estágio probatório serão avaliadas a aptidão e a capacidade do servidor para o exercício do cargo, observados os seguintes fatores:

a) assiduidade;

b) disciplina;

c) capacidade de iniciativa;

d) produtividade;

e) responsabilidade.

2. O acompanhamento dos servidores técnicos administrativos em estágio probatório é realizado pela PRORH, sob a responsabilidade do DDRH/DIMA.

3. As avaliações serão periódicas, realizadas no 6º, 14º, 22º e 30º mês após o ingresso, de acordo com critérios fixados pela instituição.

4. Durante o período de estágio probatório poderá o servidor:

- exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento na entidade a que pertencer;

- somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de natureza especial, cargos de provimento em comissão do grupo-direção e assessoramento superiores (DAS) de níveis 6, 5 e 4 (ou equivalentes).

5. O estágio probatório ficará suspenso nas situações abaixo, sendo retomado a partir do término dos impedimentos:

- licença por motivo de doença em pessoa da família;

- licença por motivo de afastamento do cônjuge, por prazo indeterminado e sem remuneração;

- licença para atividade política;

- afastamento para missão no exterior para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere, com a perda total da remuneração.

6. Quatro meses antes de findo o período do estágio probatório, a avaliação do desempenho será submetida à homologação da autoridade competente, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados no item 1.

7. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

a comentarios recebidos

não estou aqui para ouvir desaforos de ninguem que não saiba o que é o movimento escoteiro

as pessoas que fazer comentarios denecessários em meu blog não sabem o que falam porque não conhecem, então peço que elas não escrevam para mim porque assim eu não perco meu tempo com bobagens.

obrigado

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

grito de guerra da tropa aporé - 6°DF

M=MONITOR
P=PATRULHEIROS

M:CATURAMA, NUPÃ, PIATÃ, TXUE

P:DAS TERRAS DISTANTES VIEMOS
TODOS PERIGOS VENCEMOS
GARRA, UNIÃO E FÉ
GUERREIROS APORÉ

M:TROPA

P:SÊNIOR

M:VENENO

P:GRENÁ

M:VENENO

P:GRENÁ

M:VENENO

P:GRENÁ

sábado, 13 de fevereiro de 2010

QUAL O PROPÓSITO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO?




Contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.



É um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell.



QUANDO SE PODE ENTRAR PARA O MOVIMENTO ESCOTEIRO?



No Movimento Escoteiro as crianças e jovens, de ambos os sexos, são divididas por Ramos de acordo com a idade.



• De 7 a 10 anos - As crianças nesta idade podem ingressar no Ramo Lobinho ( Diversão ), toda esta fase é desenvolvida em torno do “Livro da Jângal”, resumido em “Mowgli, o Menino-Lobo”



• De 11 a 14 anos – Os Jovens nesta idade podem ingressar no Ramo Escoteiro ( Aventura ), esta fase é voltada para a vida em equipe e o encontro com a natureza.



• De 15 a 18 anos – Os Jovens podem ingressar no Ramo Sênior ( Desafio ) fase voltada para atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais.



• De 19 a 21 anos – já em uma fase jovem-adulta do movimento os jovens podem ingressar no Ramo Pioneiro ( Servir ) desenvolvem projetos e ações sociais em conjunto com atividades de interesse das equipes.



ATIVIDADES ATRAENTES E EDUCATIVAS



Nos acampamentos e nas excursões, nas atividades esportivas e atividades de contato com a natureza, você fortalecerá a saúde do corpo e da mente, ampliará sua criatividade e conhecimento, conhecerá outros lugares e fará muitas amizades. Nas ações sociais e espirituais você irá se conhecer melhor e descobrirá o prazer de fazer o bem ao próximo.



APRENDER FAZENDO



Observando, descobrindo, criando, experimentando e construindo você vai participar de atividades interessantes que permitirão que você se desenvolva e amplie seu conhecimento de uma forma divertida e ativa.



UM MOVIMENTO DE JOVENS E PARA JOVENS



Você fará parte de uma equipe de jovens da sua idade e vivenciará momentos inesquecíveis que lhes trarão experiências e habilidades para toda a vida.



UM MOVIMENTO EM MOVIMENTO



Evoluindo e adaptando-se em toda parte conforme as circunstâncias de cada país, servindo de acordo com as necessidades de cada lugar. O escotismo está aberto a todos, meninos e meninas, independente de raça, credo ou situação social, seguindo os princípios e o método idealizado por seu fundador Baden-Powell.



EU QUERO PARTICIPAR ! O QUE DEVO FAZER?



Procure o endereço e o telefone da Região Escoteira de seu estado acessando o menu "Regiões" do site, e entre em contato para saber o endereço do Grupo Escoteiro mais perto de sua residência. Depois, entre em contato com o responsável pelo Grupo e marque uma visita. Lá, você terá todas as informações necessárias sobre como fazer para se integrar ao Movimento Escoteiro.

tópicos fundamentais do escotismo

DEFINIÇÃO DE ESCOTISMO


O Escotismo é um movimento educacional de jovens, voluntário, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo fundador, Baden-Powell.



PROPÓSITO DO ESCOTISMO

O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido no Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil.



PRINCÍPIOS DO ESCOTISMO

Os Princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

I. Dever para com Deus - Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca de religião que os expresse, respeitando as demais.

II. Dever para com o Próximo - Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do homem e ao equilíbrio da Natureza.

III. Dever para consigo mesmo - Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.



PROMESSA ESCOTEIRA

A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escotieras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:

Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:

Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;

Obedecer à Lei Escoteira.





PROMESSA DO LOBINHO

A Promessa do Lobinho, de forma adaptada à idade, prestada por Lobinhos e Lobinhas na cerimônia correspondente é a seguinte:

Prometo fazer o melhor possível para:

Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;

Obedecer à Lei do Lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.



LEI ESCOTEIRA

A Lei Escoteira é a seguinte:

I. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.

II. O Escoteiro é leal.

III. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

IV. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.

V. O Escoteiro é cortês.

VI. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

VII. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

VIII. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

IX. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

X. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.



LEI DO LOBINHO

A Lei do Lobinho é a seguinte:

I. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.

II. O Lobinho pensa primeiro nos outros.

III. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.

IV. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.

V. O Lobinho diz sempre a verdade.



MÉTODO ESCOTEIRO

O Método Escoteiro com aplicação eficazmente planejada e sistematicamente avaliada nos diversos níveis do Movimento, caracteriza-se pelo conjunto dos seguintes pontos:

a. Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira:

Todos os membros assumem voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira.

b. Aprender fazendo:

Educando pela ação, o Escotismo valoriza:

- aprendizado pela prática;

- o treinamento para a autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;

- os hábitos de observação, indução e dedução.

c. Vida em equipe, denominada nas tropas, "Sistema de Patrulhas", incluindo:

- a descoberta e aceitação progressiva de responsabilidade;

- a disciplina assumida voluntariamente;

- a capacidade tanto para cooperar como para liderar.

d. Atividades progressivas, atraentes e variadas, compreendendo:

- jogos;

- habilidades e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos;

- vida ao ar livre e em contato com a Natureza;

- interação com a comunidade;

- mística e ambiente fraterno.

e. Desenvolvimento pessoal com orientação individual considerando:

- a realidade e o ponto de vista dos jovens;

- a confiança nas potencialidades de cada jovem;

- o exemplo pessoal do adulto;

- Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria.

grito de guerra da patrulha Kayapó - tropa aporé - 6°DF

M= MONITOR
T= TODOS

M:JEPIARA
T:COTIM
M:JEPIARA
T:GUAPI
M:JEPIARA
T:TETAMA
M:ASSEMA, ASSEMA, ASSEMA
T:KAYAPÓ

História do Ramo Senior no Brasil

Baden-Powell, quando fundou o Escotismo, criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro e estes foram os três ramos implementados inicialmente no Brasil.

Assim permaneceu durante vários anos, quando no início da década de 40 o Chefe João Ribeiro dos Santos, pertencente à Associação Escoteira Guilhermina Guinle – Fluminense F. C. (atual 1º - RJ GE João Ribeiro dos Santos), percebe a necessidade de criar um ramo que dividisse o Ramo Escoteiro. Esta necessidade surge devido à longa duração deste ramo, que comportava jovens entre 11 e 18 anos, possibilitando assim serem notadas disparidades físicas e intelectuais entre os escoteiros.

Pesquisando sobre o assunto, Dr. João descobre que nos EUA já existia um ramo solucionando este problema, denominado de Senior Scouts. Pediu então autorização a UEB para implementar este ramo em seu grupo escoteiro. Logo, em 20 de novembro de 1945 foi criada a Tropa Senior do 1º-RJ - GE Guilhermina Guinle – Fluminense F.C., a primeira Tropa Senior do Brasil.

A UEB começou então a regulamentar o Ramo Senior, que utilizava na passadeira de seu uniforme um debrum marrom.

As etapas deste ramo eram uma seqüência das do Ramo Escoteiro, por exemplo: se o garoto chegou a Segunda Classe no Ramo Escoteiro, ao passar para o Ramo Senior, já inicia como Segunda Classe e passa diretamente ao adestramento de Primeira Classe.

As especialidades do Ramo Senior eram uma ampliação das do Ramo Escoteiro. Para ser especialista no Ramo Senior era necessário conquistar primeiro a especialidade equivalente no Ramo Escoteiro e complementar com alguns itens.

O adestramento dos dois ramos permaneceu contínuo até os anos de 1975/1976, quando foi autorizada a criação de etapas diferenciadas para o Ramo Senior. Foi, então, criada a Investidura Senior e as etapas foram simplificadas de forma a facilitar esta investidura, foram alterados os nomes das etapas para os nomes atuais: Estágio Probatório, Eficiência I , Eficiência II. O Escoteiro da Pátria já existia, só que para o Ramo Escoteiro, passou então a ser vinculado ao Ramo Senior e a Lis de Ouro foi criada para substituí-lo no Ramo Escoteiro. Nestas novas etapas havia uma adaptação maior à faixa etária do senior (14,5 a 18), possibilitando opções de escolha de itens nas etapas, além de pesquisas. A cor do Ramo Senior mudou então de marrom, sua cor inicial, para grená, como é até hoje.

Podemos concluir dizendo que esta experiência elaborada por João Ribeiro dos Santos foi de grande valia e é sucesso até hoje no cenário escoteiro nacional, é importante ressaltar ainda que o Brasil foi um dos primeiros países a implementar este ramo e que baseados em nossa iniciativa vários países puderam fundar ramos correspondentes em seus territórios.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DE CAIO VIANNA MARTINS



Caio Vianna Martins, que nasceu em Matosinho, MG (naquele tempo arraial e hoje cidade), às 11:30 horas, no dia 13 de julho de 1923. Filho de Raimundo da Silva Martins e de Branca Vianna Martins.


Aos seis anos seus pais o matricularam no Grupo Escolar Visconde do Rio das Velhas. Mais tarde mudou-se com a família para Belo Horizonte. Matriculou-se aos oito anos no Grupo Escolar Barão do Rio Branco onde estudou até o quarto ano primário. Estudou também no colégio Arnaldo e Afonso Arinos, onde entrou para o Escotismo. O Grupo era patrocinado pelo educandário. Isso aconteceu em 10 de setembro de 1937. Mais tarde Caio se tornaria Monitor da Patrulha Lobo.

Parece que naquela noite de 19 de dezembro de 1938 o Escoteiro Caio Vianna Martins estava com seu destino traçado, semelhante aos grandes heróis da história.


A Comissão Executiva do Grupo Escoteiro Afonso Arinos, do ginásio do mesmo nome, de Belo Horizonte, ambos hoje inexistentes, organizou uma excursão técnica-cultural a São Paulo. A delegação era formada por 25 membros.


A composição noturna estava formada por 11 carros, sendo o do meio, 1ª Classe, ocupado pelos Escoteiros. A viagem se desenrolava normalmente. Às 2:05 da madrugada do dia 19 de dezembro entre as pequenas estações de Sítio e João Aires, aconteceu o terrível desastre, quando se chocaram o trem noturno que descia, com o trem cargueiro que subia. Muitos carros descarrilharam, alguns engavetaram e outros foram levantados.


O carro da frente ao ocupado pelos Escoteiros saltou dos trilhos, atravessando para a direita partindo-se e tombando sobre o barranco.


Os Escoteiros que resistiram ao impacto das composições reuniram-se em um ponto à direita da estrada. Nesse momento o grupo sentiu falta do Escoteiro Gerson Issa Satuf e do Lobinho Hélio Marcos. Na procura ambos foram encontrados mortos.


Do vagão leito foram retirados colchões e cobertores, usados para abrigar os sobreviventes. Para uma cabine foram levados os feridos com maior gravidade. Alguns Escoteiros trabalharam na confecção de macas com lençóis e paus enquanto os demais, com as tábuas que foram retiradas dos vagões, fizeram uma fogueira para iluminar o local, facilitando o trabalho de salvamento.


Os primeiros socorros chegaram somente às sete horas da manhã (cinco horas após o acidente). Os passageiros feridos, inclusive alguns Escoteiros, foram transportados para Barbacena. No desastre morreram 40 pessoas.


O Monitor Caio recebeu forte pancada na região lombar, sofrendo esmagamento das víceras e hemorragia interna. Retirado do carro pelos companheiros e recolhido ao vagão leito, Caio Martins parecia dar sinais de estar melhor. Pouco depois, quando seria levado para Barbacena e notando que um enfermeiro se aproximava com a maca, ele olhou ao redor e viu que havia outros feridos mais necessitados. Encarando o enfermeiro disse: "Não. Há muitos feridos aí. Deixe-me que irei só. Um Escoteiro caminha com as próprias pernas".

Acompanhado dos amigos, seguiu andando, para a cidade. O esforço que fez, porém, foi muito grande. Ao chegar ao hotel deu alguns passos para depois saírem golfadas de sangue de sua boca, em conseqüência da hemorragia interna que sofreu. Levado para a Santa Casa veio a falecer às duas horas do dia 20 na presença de seus pais. Foi sepultado no cemitério de Bonfim, zona norte de Belo Horizonte, onde também foram sepultados o Escoteiro Gerson e o Lobinho Hélio Marcos.

(texto retirado do portal G.E.C.M 6°df - com alterações)

História de Robert Baden-Powell



Em 22 de fevereiro de 1857 nasceu, em Londres, capital da Inglaterra, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, como Fundador do Escotismo.


B-P (como chamamos) fez seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores. Nas férias, ele sempre aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos.


Quando terminou os estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército. Como oficial de carreira viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens conheceu tribos de guerreiros da África, os vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá.






Graças à sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens, B-P. fez carreira militar brilhante. Podemos citar principalmente a Guerra do Transvaal, em 1889,onde B-P., comandou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. Acidade foi duramente atacada pelas forças inimigas durante meses.


Como havia poucos soldados regulares em Mafeking, B-P. treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante foi possível a cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos, de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do Escotismo.


Graças aos seus feitos na vida militar, B-P. tornou-se herói em seu país, a Inglaterra. Durante uma viagem à sua Pátria, Baden-Powell viu alguns meninos usando em suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Coversando com os amigos ele entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na Ilha de Brownsea, um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos, de todos os níveis sociais, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta...


Devido aos bons resultados deste acampamento, B-P. começou a escrever o livro "Escotismo para rapazes"que, inicialmente foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais.


Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o Escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro, sendo chamado de "Centro de Boy Scouts do Brasil", organizado por Sub-oficiais dos encouraçados "Minas Gerais", "São Paulo" e "Bahia"que, na Inglaterra, haviam estado em contato com o Movimento Escoteiro recém criado por Baden-Powell.


O escotismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuníram-se, num grande acampamento, Escoteiros de várias nacionalidades . Desde então o crescimento do escotismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram B-P., Escoteiro-Chefe Mundial.


Depois de vários anos de dedicação ao Escotismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escoteiras em vários países, B-P. sentiu suas forças declinarem. Retirou-se, então para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quênia, na África. Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de janeiro de 1941, enquanto dormia.






(Texto retirado do "Guia do Escoteiro Noviço" - UEB - Edição de 1993)  - com alterações.